sábado, 12 de fevereiro de 2011

Conversas


-Certo dia em casa de uns amigos, constatei com estranheza a existência de um lavatório duplo numa dos quartos de banho,  e, descortinada a razão de tal escolha arquitectónica por parte do construtor, o raciocínio mais plausível seria o facto de tal peça de mobiliário ser propensa ao diálogo enquanto se tratava da higiene, tendo então eu referido que mais falta faria ter duas sanitas, pois os humanos gastam mais tempo nas suas necessidades fisiológicas que propriamente a lavar as mãos e assim poderiam conversar por mais tempo.
-Um facto real, é que as pessoas conversam cada vez menos umas com as outras, cada um de nós vive a vida de cada qual, vive numa sociedade pouco propensa ao diálogo, ou pelo menos a conversas presenciais e orais, chegando-se ao ridículo de casais comunicarem entre eles quase exclusivamente por mensagens escritas (SMS), recados na porta do frigorifico, emails ou pior ainda… estarem dentro da mesma habitação e dialogarem pelo MSN entre computadores distintos ou então simplesmente não comunicando de qualquer forma.
-Outra coisa que acho super caricata é o tipo de diálogo que presencio no dia a dia entre pessoas que se encontram casualmente em corredores, lugares públicos ou no trabalho, não passando muitas vezes estas conversas de um “Tá-se?”, “Como é que é?”, “És o maior!”, “Tudo espeta?”, “Ganda maluco”, enfim comunicações um todo ou quase muito parecidas ás existentes num fictício “planeta de macacos” (não querendo ofender tais símias criaturas).
-Gratos se deverão sentir aqueles que têm com quem conversar, que têm alguém que oiça o que há por dizer, que escute um desabafo, que retribua e partilhe uma gargalhada, que entenda uma mágoa, que dê uma palavra de alento, que ausculte um silêncio, que empreste um ombro, uma mão, que divida um abraço, que ampare uma dor, que compartilhe uma alegria e principalmente que essa afinidade seja eterna e sincera.



6 comentários:

  1. Ora, aqui vai o meu primeiro comentário no HydraFlama.

    Muitos Parabéns pelo Blog.

    Pois eu acho que a "falta" de comunicação que aqui se fala é fruto dos tempos, ou seja, com o aparecimento das novas ferramentas de comunicação (E-MAIL, SMS, FB, MSN...) é natural que o seu uso faça com que se fale menos ao vivo e a cores.

    No meu caso que uso todas essas ferramentas, não prescindo do "ao vivo e a cores".

    Eu que gosto muito de observar as pessoas, tem-me frequentemente chamado à atenção nos meus jantares semanais a dois, casais que passam praticamente todo o jantar sem trocarem uma palavra um com o outro(!!!!)
    E penso:
    Estarão jangados?? Hummm...Se estivessem não iam jantar fora...
    Devido à frequência com que me deparo com estes casos, tiro a conclusão que, uma grande percentagem destes casos deve mesmo ter a ver com ter-se esgotado os assuntos de conversa... É triste!!!

    Ainda estou para perceber o porquê de se ir jantar fora nestas condições!! Qual a interesse? Só comer???? É um dos prazeres da vida, mas...


    P.S. Também tenho desses lavatórios duplos... é prático :)

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo, desde já quero agradecer o comentário e seja bem vindo(a) a este blog!
    Concordo plenamente com o teor do texto e acrescento que por vezes mais vale discutir de forma acesa que optar pelo silêncio ou a ignorância, pois nada magoa mais que a rejeição!
    Volte sempre e comente.

    ResponderEliminar
  3. ainda não tinha pensado no lado bom de ter que limpar dois lavatórios em vez de um, de vez em quando... :)

    ResponderEliminar
  4. Bagaço, essa é fácil! Quem tem um lavatório duplo.... usa só um!

    ResponderEliminar