segunda-feira, 28 de março de 2011

Numa altura em que a crise nos invade por todo o lado parece que nos esquecemos o porquê de esta existir. Anterior à dita crise monetária existe sobretudo a crise de valores. Os valores que se vão perdendo quando achamos que o que temos, ainda que precário, é suficiente. Esta ideia faz com que não nos preocupemos com o que vem por aí nem sejamos minimamente ambiciosos para andar um bocadinho mais para frente. Vamo-nos habituando e nitidamente andamos cá por ver andar os outros. Preocupamo-nos unicamente em obedecer à rotina. Ora é aqui que entra a crise propriamente dita, aquela, a monetária. Quando esta chega e nos altera a rotina o que é que fazemos? Descobrimos que existe um ser mal disposto dentro de nós que culpa essencialmente os outros por aquilo que nos afectou. Pois é! Reclamamos e voltamos a reclamar porque achamos que temos direito. E temos direito a quê? Contribuímos com o quê para termos direito? Limitamo-nos a existir e evoluir que é bom nada! Agora claro está, quem está a ler, a dizer eu não sou assim! Não?  Quando foi a ultima vez que fez alguma coisa pelos valores, pela honra, sem ser por dinheiro? Pois é afecta-nos a todos! Tenho pena que numa sociedade em crise não se pense que devíamos começar por incutir valores mais humanos e menos monetários. A boa educação, o saber estar, o saber ouvir e sobretudo o saber perdoar são riquezas de uma sociedade com projecção vencedora. E, numa sociedade vencedora o dinheiro valoriza e cresce a par com outros valores. Quando não é assim é efémero.
Celeste Silva

5 comentários:

  1. Em primeiro lugar, quero agradecer-te por esta contribuição neste Inflamado bolg.
    Tens toda a razão nas tuas palavras, mas onde esta o elixir ou poção mágica que nos clarifica e faz ver para lá dessa obscuridade?

    ResponderEliminar
  2. Caro Pedro a resposta é um inflamado não desistir, um ir mais além e sobretudo um não ser calaceiro!! Os cientistas levam uma vida a combater parasitas, devíamos seguir-lhes o exemplo!

    ResponderEliminar
  3. O avançar e o nunca desistir, não são novidade para nós, pois esses são os nossos objectivos de vida.
    Só resta a dificuldade em identificar os "parasitas" que nos rodeiam e atrasam e combate-los eficazmente! :)

    ResponderEliminar
  4. Penso que devemos começar por identificar os parasitas que existem dentro de nós e combater esses primeiro. Porque lá está a ideia que só há parasitas à nossa volta faz parte da tal crise de valores! :D

    ResponderEliminar